EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ESCLARECIDA ATRAVÉS DE UMA OFICINA PELO IPHAN


 EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ESCLARECIDA ATRAVÉS DE UMA OFICINA PELO IPHAN            

Toda vez que as pessoas se reúnem para construir e dividir novos conhecimentos, investigam para conhecer melhor, entender e transformar a realidade que as cerca, estamos falando de uma ação educativa. Quando fazemos tudo isso levando em conta alguma coisa que tenha relação com nosso patrimônio cultural, então estamos falando de Educação Patrimonial!
O Iphan concebe educação patrimonial como todos os processos educativos que primem pela construção coletiva do conhecimento, pela dialogicidade entre os agentes sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras das referências culturais onde convivem diversas noções de patrimônio cultural.
Em Brasília, a Coordenação de Educação Patrimonial do Iphan centraliza, apoia e divulga as informações a respeito das ações desenvolvidas em todo o país.
No Rio de Janeiro, muitas das informações e ações desenvolvidas no estado se concentram na área de Educação Patrimonial da Superintendência do Iphan-RJ.

Coordenação de Educação Patrimonial do Iphan
SEPS 713/913 Lote D Edifício Lúcio Costa, 4º andar, Asa Sul

Brasília/DF – CEP 70.390-135

Telefones: (61) 2024-6188 / 6150/ 6184

Eixo de Desenvolvimento Local Sustentável

Partindo do propósito de que o patrimônio é um eixo de desenvolvimento local sustentávelcapaz de gerar renda e oportunidades econômicas para a população, a proposta das Casas do Patrimônio pretende, de um lado, dialogar com as atividades e rotinas administrativas da instituição e, de outro, promover ações de sensibilização, qualificação e capacitação de agentes públicos e da sociedade civil.

 Para tanto, devem atuar de maneira articulada com outros setores governamentais, especialmente nas áreas de educaçãoculturacidadesjustiça, turismo meio ambiente.

Não há programas de atividades e de estrutura padronizados.

 Cada caso exigirá um arranjo próprio em função das características do local e de seus equipamentos, da existência e capacitação dos profissionais, do nível de interação com o poder público e demais agentes sociais.

 A adequação da proposta às singularidades de cada cidade ou região é vital para o seu êxito. É importante centrar o foco em parcerias com grupos, organizações e projetos locais de ações educativas.

Espera-se que as Casas do Patrimônio sejam articuladoras das ações educativas e de aproximação com as comunidades locais, exercendo papel determinante na gestão compartilhada da preservação do patrimônio cultural.

O direito à diversidade e à memória, individual e coletiva, também deve ser valorizado.

Dessa forma, dissemina-se o conceito ampliado de patrimônio cultural, mais próximo das pessoas e de suas referências.

O Iphan elaborou um Passo a Passo para a realização de uma oficina de implantação da Casa do Patrimônio nas superintendências do Iphan nos estados ou em seus escritórios técnicos.

 

As Casas do Patrimônio devem envolver todos os segmentos sociais,

na esfera pública e privada, (MARINHA DO BRASIL, PREFEITURA DE MANGARATIBA, VALE DO RIO DOCE)

que estejam comprometidos com a proteção e difusão do Patrimônio Cultural,

OBS: A ANTIGA SENZALA E A SEDE DE UMA DAS FAZENDAS OCUPADAS E PRESERVADAS PELA MARINHA SÃO TOMBABAS COMO PATRIMONIO HISTÓRICO NACIONAL.

 com especial ênfase em escolas e instituições de ensino;

Associações de Moradores; (AQIMAR-Associação Quilombolas da Ilha da Marambaia – RJ)

organizações da sociedade civil;ONG- GDASI – GRUPO DE DEFESA AMBIENTAL E SOCIAL DE ITACURUÇA

Instituições de ensino superior;( U.F.R.R.J.)

 grupos detentores de bens culturais protegidos; e coletivos não formalizados.(AQIMAR E ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES)

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